sábado, 23 de janeiro de 2016

O que é Estudar Direito?

O direito é um dos fenômenos mais notáveis na vida humana. Compreendê-lo é compreender uma parte de nós mesmos. É saber por que obedecemos, mandamos, indignamos, aspiramos a mudar ou conservamos as coisas como estão.

Estudar o direito é, uma atividade difícil, que exige acuidade, inteligência, preparo, encantamento, intuição, espontaneidade... é preciso, saber e amar. Só quem sabe pode dominar, mas só quem o ama é capaz de dominá-lo, rendendo-se a ele.

O direito é um mistério, o mistério do princípio e do fim da sociabilidade humana. Suas raízes estão enterradas nesta força oculta que nos move a sentir remorso quando agimos indignamente e que se apodera de nós quando vemos alguém sofrer uma injustiça. É, entronizar-se num mundo fantástico de piedade e impiedade, de sublimação e de perversão, pois o direito pode ser sentido como uma prática virtuosa que serve ao bom julgamento, mas também usado como instrumento para propósitos ocultos ou inconfessáveis. 

Estudá-lo sem paixão é como sorver um vinho precioso apenas para saciar a sede. Mas estudá-lo sem interesse por seu domínio técnico, seus conceitos, seus princípios é inebriar-se numa fantasia inconsequente. Isto exige, precisão e rigor científico, mas também abertura para o humano, para a história, para o social.

Nesse contexto atual, adquirir a sabedoria não é ato nem resultado da ciência e do conhecimento, mas é experiência e reflexão, exercício do pensar. E por isso devemos pensar o direito, refletir sobre suas formas hodiernas de atuação, encontrar-lhe um sentido, para então vivê-lo com prudência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário