quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Fato social em Émile Durkheim

Émile Durkheim (1858-1917), nasceu em Épinal na região da Alsácia, na França, numa família de rabinos, era judeu franco-alemão. Começou seus estudos em Épinal e em seguida Paris, foi aluno assíduo de renomadas escolas francesas. Formou-se em Filosofia.
Estudou Ciências Sociais na Alemanha e foi o primeiro Professor de Sociologia em uma universidade francesa. Na verdade, em sua aula inaugural em Bordeaux, explicou aos seus alunos que tinha a consciência que iniciaria uma nova ciência e que tinha apenas alguns princípios básicos estabelecidos, e que iria juntos com os alunos fazer a ciência à medida que ensinava.
Segundo LEMOS JR., (2009, p. 57-58): “A obra de Durkheim reflete, em grande medida, os problemas de seu tempo. Vivendo no período que vai da segunda metade do século XIX até o final da Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918), foi contemporâneo de acontecimentos históricos significativos do período.
O início da III República (1870) foi marcado pela instabilidade política e social, posterior à guerra franco-prussiana, em que a França perde para a Prússia a região da Alsácia. Além do sentimento coletivo de fracasso, estava em andamento a reorganização política do Estado, e a consequente implementação de medidas que revelavam um rompimento com as tradições: a separação Igreja/Estado, a instituição da instrução laica obrigatória dos 6 aos 13 anos, a introdução da Educação moral e cívica, para preencher o “vazio moral” deixado pela proibição das aulas de religião, e a instituição do divórcio. A esfera econômica e social foi marcada pela intensificação dos conflitos sociais.
Em 1871 houve o movimento de rebeldia popular, a Comuna de Paris, evidenciando os conflitos de classes, e os conflitos de todos contra o homem pobre e sem trabalho, a numerosa classe dos “sem-trabalho” que vivia na cidade de Paris, em péssimas condições de vida. Na França, a multidão de miseráveis foi atirada ao centro da cena política, reivindicando, lutando e convulsionando a sociedade.”
Saint-Saimon também influenciou os pensamentos de Émile Durkheim, que acreditava nos valores que os valores morais constituíam elementos capazes de atenuar os problemas sociais de seu tempo.
O surgimento da Sociologia, veio com a expansão da racionalidade científica ao relacionar as crises e problemas sociais que atingiam as formações sociais da Europa, no entanto, nasce assim, distinções de várias classes sociais, fazendo com que a sociedade fosse estudada em vários aspectos, como sociais, econômicos, políticos trazendo um embate ao Antigo Regime político da época, pois estava implantando uma nova ordem político-jurídica.
O progresso tecnológico e científico traz mudanças que geravam aumento da produtividade nas fábricas, maior participação da população nos processos eleitorais, e aumento da escolaridade, vistos como sinais do progresso na produção, na política e na cultura. A partir deste momento a sociedade passa a ter um maior interesse em participar da vida em sociedade.
Segundo Durkheim (DURKHEIM, 1978b, p. XVII): “E estender à conduta humana o racionalismo científico é realmente nosso principal objetivo, fazendo ver que, se a analisarmos (a conduta humana) no passado, chegaremos a reduzi-la a relações de causa e efeito; em seguida, uma operação não menos racional a poderá transformar em regras para a ação futura. Aquilo que foi chamado de nosso positivismo não é senão consequência deste racionalismo.”
A crise social em seu tempo Durkheim acreditava ser provocada pelo desregramento, que seria resolvida com a formação de instituições públicas capazes de se impor aos membros da sociedade, e eliminar os conflitos.

Impregnação do Econômico na vida social:


A moral;
Os valores;
As regras dentro de uma perspectiva da Sociologia do consenso;
Da conservação da ordem estabelecida;
A integração social.

Maior Preocupação de Durkheim era a Integração Social:


Na obra A divisão do trabalho social Durkheim deixa bem claro: “Mas o que faz, hoje em particular, a gravidade deste estado é o desenvolvimento, desconhecido até então, que tomaram, depois de dois séculos aproximadamente, as funções econômicas...Pois, precisamente porque as funções econômicas absorvem hoje o maior número de cidadãos, há uma quantidade de indivíduos cuja vida se passa quase que inteiramente no meio industrial e comercial; donde se segue que este meio não é senão debilmente impregnado de moralidade, a maior parte de sua existência transcorre fora de toda ação moral” (DURKHEIM, 1978ª, p. 4).
Ao observarmos a estruturação trabalhada por Durkheim, fica evidente o nível desses aspectos ao condicioná-los a imposição que a sociedade faz frente ao indivíduo.


TóPICOS FUNDAMENTAIS DA SOCIOLOGIA DE DURKHEIM: O FATO SOCIAL
Ao analisarmos esses tipos de condutas e outras mais são exteriores ao indivíduo, se impõem a todos e são comuns a todos de uma sociedade.

Fatos Sociais têm 3 tipos de Características:


A Exterioridade;
A Coercibilidade;
A Generalidade.
A Exterioridade: Fatos sociais existem fora do indivíduo, isto é, já existiam antes do seu nascimento e atuam sobre ele, independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
A Coercibilidade: Decorre da coerção social ou força que esses fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a agirem de acordo com as regras estabelecidas pela sociedade em que vivem.Ex. ninguém é obrigado por lei a usar a língua falada no país, mas todos são coagidos a usá-la por necessidade, para conseguirem se comunicar e conviver em sociedade. O tamanho de coerção dos fatos sociais fica notório pelas sanções que os indivíduos estão sujeitos quando desrespeitam as determinações sociais desta sociedade.
A Generalidade: É percebida pelo grau de difusão das crenças, das tendências, das práticas do grupo pelo conjunto da sociedade. Segundo Durkheim: “É por serem tomadas coletivamente que elas se constituem como fatos social (DURKHEIM, 1978b, p.6). Ou seja, o fato social é geral porque é coletivo. Dessa forma:

Fato Social:

“É fato social toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou então ainda, que é geral na extensão de uma determinada sociedade, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter (DURKHEIM, 1978b. p. 11).

Fatos Sociais:

  • Normais; e
  • Patológicos.

Fato Social Normal:

É aquele que é geral, que é recorrente e que favorece a integração social.
O recurso da quantificação via estatística, se a taxa de crime se mantém em condições suportáveis pelas estruturas sociais.

Fato Social Patológico:

É excepcional, é transitório e põe em risco a integração social.
Decorre da impossibilidade de acomodação de todos os indivíduos às normas de condutas pré-estabelecidas.

Anomia para Durkheim:


Carência de regulamentação social, ou melhor ausência de regras.

Estado de anomia é decorrência da própria sociedade:


Na visão de Arnaldo Lemos Filho: “A sociedade apresentava uma situação de desregramento levando os indivíduos a perderem a noção dos fins individuais e dos limites. Portanto, ela diagnosticava uma crise moral, decorrente da fragilidade da coesão social, a ser superada pela recuperação da capacidade reguladora da sociedade, em que o Estado fiscalizasse, participasse ativamente no estímulo e na regulamentação das corporações de profissionais, na organização da educação laica e universal e na presença de alguns princípios morais.” (LEMOS FILHO, 2009, p. 68-69).

Durkheim e a Educação:

 Na visão de Durkheim a educação é um fato social que se impõe aos indivíduos, pressionando-os a agir de acordo com as leis, as normas, os valores, o costume e as tradições de uma sociedade que, como uma entidade moral assim exige.
“Desde os primeiros anos de vida, as crianças são forçadas a comer, beber, dormir em horas regulares; são constrangidas a terem hábitos higiênicos, a serem calmas e obedientes; mais tarde, obrigamo-las a aprender a pensar nos demais, a respeitar usos e conveniências e forçamo-las ao trabalho etc” (DURKHEIM, 1978b, p.5).
Ora, Durkheim constata que o comportamento das pessoas estão socialmente determinado é com a educação que irá ditar todos os padrões morais e sociais da vida em sociedade.

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